Blog Layout

Alimentos - Consumo - Bem-estar, alegações funcionais importam

ago. 21, 2022

Cerca de 44% dos consumidores globais estão, procuram cada vez mais produtos alimentares e bebidas funcionais, de acordo com novo estudo da FMCG Gurus referido pela Grande Consumo.


A abordagem de longo prazo proativa e preventiva do bem-estar dos consumidores, tem levado ao aumento da procura de produtos funcionais, com ingredientes ativos e alegadamente benéficos.


63% dos consumidores refere maior atenção á rotulagem dos ingredientes em produtos alimentares e bebidas, atitude fortemente influenciada por uma maior tomada de consciência em matéria de saúde.

Como motivação os consumidores procuram moderar a ingestão de ingredientes “maus” (60%), em oposição a maximizar a ingestão de ingredientes “bons” (54%). O açúcar é um dos ingredientes que os consumidores procuram ativamente reduzir, assim como evitar ingredientes artificiais que consideram prejudiciais para si mesmos e para o ambiente.


Isto deverá estimular a procura de produtos funcionais, alimentos e bebidas, que são considerados 100% naturais.


Ainda segundo este estudo, os consumidores também procuram produtos “free from”, como os isentos de glúten ou lactose. 38% diz, ainda, que as alegações “plant-based” são apelativas na compra de alimentos e bebidas, em geral

 

 

Por Manuel Moreira 13 fev., 2024
O vinho é dos poucos produtos possuidores de considerável diversidade. Seja de cores, de estilos, de conceitos, de temperamentos, doces, secos, leves, encorpados, que envelhecem ou para beber logo que estejam prontos. Por isso uma "ditadura" do gosto é desnecessária.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Apelo à redução de mais de 12 000 hectares de vinha na Califórnia vem do presidente da Allied Grape Growers, Jeff Bitter, que menciona especificamente o excesso de terra cultivada com vinha em Central Valley, Lodi, Mendocino e até Sonoma.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Em 2023, as exportações de vinho australiano enfrentaram uma significativa diminuição, caindo abaixo das médias de longo prazo, principalmente devido à desaceleração na Europa e na América do Norte, refletindo a desaceleração global na procura por vinho e com vendas tépidas.
Share by: