Blog Layout

O serviço dos serviços no restaurante

Manuel Moreira • nov. 19, 2022

O “serviço” é simplesmente o único produto que qualquer restaurante oferece

O serviço recebido por quem entra porta adentro é um “serviço” de serviços, e tem os seus heróis.


O serviço no restaurante, não é o serviço de mesa. É um dos vários serviços que constituem o serviço do restaurante. Entre os vários, conta-se o serviço de cozinha, o serviço de pastelaria, o serviço de bar, o serviço de reservas, o serviço de limpeza, o serviço de armazém, o serviço de acolhimento, o serviço de atendimento ao cliente, o serviço de venda, o serviço de vinhos, etc.


O “serviço” que é percebido, sentido e usufruído pelo cliente, é um serviço de um coletivo.


O bom serviço deve resultar da eficaz organização e da interação bem oleada dos vários serviços, que cria valor à experiência do cliente, a qual merece, do restaurante, toda a responsabilidade e gratidão por este ter decidido entrar. Por honrar o restaurante com a sua presença. É o cliente, o bem mais precioso do restaurante. Não é o chef, não é a comida, nem o vinho, nem tão pouco o candeeiro xpto, é o cliente! O cliente é o órgão vital do restaurante. E não tem a obrigação de entrar. Escolhe e decide onde quer ir! Mais uma vez, o cliente, ao entrar no nosso restaurante, é uma honra suprema!!

Por Manuel Moreira 13 fev., 2024
O vinho é dos poucos produtos possuidores de considerável diversidade. Seja de cores, de estilos, de conceitos, de temperamentos, doces, secos, leves, encorpados, que envelhecem ou para beber logo que estejam prontos. Por isso uma "ditadura" do gosto é desnecessária.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Apelo à redução de mais de 12 000 hectares de vinha na Califórnia vem do presidente da Allied Grape Growers, Jeff Bitter, que menciona especificamente o excesso de terra cultivada com vinha em Central Valley, Lodi, Mendocino e até Sonoma.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Em 2023, as exportações de vinho australiano enfrentaram uma significativa diminuição, caindo abaixo das médias de longo prazo, principalmente devido à desaceleração na Europa e na América do Norte, refletindo a desaceleração global na procura por vinho e com vendas tépidas.
Share by: