Blog Layout

No online, o prazo de entrega é o fator mais importante

Manuel Moreira • nov. 19, 2022

A falta de qualidade na entrega terá um impacto imediato nas compras futuras

O inquérito, realizado entre cerca de mil compradores online por país, destaca que 85% dos inquiridos considera importante ou muito importante (42%) cumprir os prazos de entrega. A maioria (57%) considera mesmo importante poder receber a sua encomenda no mesmo dia ou no dia seguinte.


É o que revela um estudo em vários países europeus realizado pela Ipsos e a Octopia.


Também, a falta de qualidade na entrega terá um impacto imediato nas compras futuras. Uma má experiência de entrega faria os clientes não querer voltar a comprar na loja online em questão. Além disso, 59% escrevem uma crítica negativa quando a entrega não corresponde às suas expectativas.


O preço da entrega continua a ser um elemento essencial. Todavia, o critério de preço nem sempre é suficiente para que uma encomenda seja efetuada. Nos critérios de escolha mais importantes para os clientes quando encomendam online, o preço da entrega fica em terceiro lugar, atrás da simplicidade de encomenda e da confiança que merece a loja online.


Estes três critérios são seguidos da devolução gratuita. O estudo sublinha que 84% dos compradores referem que as modalidades de devolução do produto e o serviço pós-venda são importantes. Tal como importante poder receber a encomenda numa determinada faixa horária.


Artigo completo


Também noutro artigo, do Expresso, é referido "A rapidez de entrega é um dos fatores mais importantes e diferenciador para o consumidor no momento da entrega, situando-se, atualmente, e em média, em 3,5 dias", indica o estudo "Experiência de compra online e de operações 'last mile'", feito pela Deloitte em colaboração com a Associação Portuguesa de Logística (APLOG), onde foram analisadas 162 empresas de grande consumo com loja 'online' em Portugal.


O sector alimentar e bebidas é o que apresenta melhor desempenho quanto ao tempo da entrega, com três em cada quatro empresas a conseguirem entregar os produtos adquiridos 'online' em até dois dias.


O estudo indica ainda que os clientes pagam, em média, 4,2 euros por cada pedido de entrega, com o setor da eletrônica e telecomunicações a registar o custo inferior (1,9 euros) e onde apenas 7% das empresas apresenta um valor superior a 4 euros.


Mais de metade (54%) dos carrinhos de compras virtuais abandonados têm como causa o custo da entrega. Os principais fatores que contribuem para o custo da entrega são as dimensões do produto, o valor total da compra e o prazo de entrega.


Artigo completo



Por Manuel Moreira 13 fev., 2024
O vinho é dos poucos produtos possuidores de considerável diversidade. Seja de cores, de estilos, de conceitos, de temperamentos, doces, secos, leves, encorpados, que envelhecem ou para beber logo que estejam prontos. Por isso uma "ditadura" do gosto é desnecessária.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Apelo à redução de mais de 12 000 hectares de vinha na Califórnia vem do presidente da Allied Grape Growers, Jeff Bitter, que menciona especificamente o excesso de terra cultivada com vinha em Central Valley, Lodi, Mendocino e até Sonoma.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Em 2023, as exportações de vinho australiano enfrentaram uma significativa diminuição, caindo abaixo das médias de longo prazo, principalmente devido à desaceleração na Europa e na América do Norte, refletindo a desaceleração global na procura por vinho e com vendas tépidas.
Share by: