No online, o prazo de entrega é o fator mais importante
A falta de qualidade na entrega terá um impacto imediato nas compras futuras
O inquérito, realizado entre cerca de mil compradores online por país, destaca que 85% dos inquiridos considera importante ou muito importante (42%) cumprir os prazos de entrega. A maioria (57%) considera mesmo importante poder receber a sua encomenda no mesmo dia ou no dia seguinte.
É o que revela um estudo em vários países europeus realizado pela Ipsos e a Octopia.
Também, a falta de qualidade na entrega terá um impacto imediato nas compras futuras. Uma má experiência de entrega faria os clientes não querer voltar a comprar na loja online em questão. Além disso, 59% escrevem uma crítica negativa quando a entrega não corresponde às suas expectativas.
O preço da entrega continua a ser um elemento essencial. Todavia, o critério de preço nem sempre é suficiente para que uma encomenda seja efetuada. Nos critérios de escolha mais importantes para os clientes quando encomendam online, o preço da entrega fica em terceiro lugar, atrás da simplicidade de encomenda e da confiança que merece a loja online.
Estes três critérios são seguidos da devolução gratuita. O estudo sublinha que 84% dos compradores referem que as modalidades de devolução do produto e o serviço pós-venda são importantes. Tal como importante poder receber a encomenda numa determinada faixa horária.
Também noutro artigo, do Expresso, é referido "A rapidez de entrega é um dos fatores mais importantes e diferenciador para o consumidor no momento da entrega, situando-se, atualmente, e em média, em 3,5 dias", indica o estudo "Experiência de compra online e de operações 'last mile'", feito pela Deloitte em colaboração com a Associação Portuguesa de Logística (APLOG), onde foram analisadas 162 empresas de grande consumo com loja 'online' em Portugal.
O sector alimentar e bebidas é o que apresenta melhor desempenho quanto ao tempo da entrega, com três em cada quatro empresas a conseguirem entregar os produtos adquiridos 'online' em até dois dias.
O estudo indica ainda que os clientes pagam, em média, 4,2 euros por cada pedido de entrega, com o setor da eletrônica e telecomunicações a registar o custo inferior (1,9 euros) e onde apenas 7% das empresas apresenta um valor superior a 4 euros.
Mais de metade (54%) dos carrinhos de compras virtuais abandonados têm como causa o custo da entrega. Os principais fatores que contribuem para o custo da entrega são as dimensões do produto, o valor total da compra e o prazo de entrega.