Blog Layout

Polónia é mercado de vinho muito atrativo

Manuel Moreira • nov. 12, 2020

Está aqui à porta no mercado europeu, a Polónia é o 5º mercado de vinho mais atrativo de acordo com o recente relatório da Wine Intelligence Global Compass 2020 Market Attractiveness. 

Em 2017, a Polónia já era referida pela Wine Intelligence como estando num “período excitante de crescimento” na sua economia assim como no que respeita ao consumo de vinho. Neste relatório, confirma-se essa previsão, com a Polónia a escalar nove posições em 2019. 

Esta subida no ranking deve-se ao aumento de consumidores de vinho e ao maior rendimento disponível, juntamente com outras métricas económicas e assim como outras relacionadas com o mercado de vinho. 

Na União Europeia, a Polónia é uma das economias que mais cresce e sendo cada vez “mais influente no contexto europeu”, refere o Luis Osorio da Wine Intelligence. 



Segundo a agência IWSR Drinks Market Anaysis o consumo de vinho tranquilo registou uma taxa de crescimento anual de 3,4% na Polónia desde 2015 a 2019. Dos 50 mercados analisados pela Wine Intelligence, a Polónia está no 17º posto no que respeita ao consumo do vinho importado, 117 milhões de litros, semelhante a outros mercados europeus como sejam a Dinamarca, Suiça, Suécia e Bélgica.


No entanto, a diferença é que em todos esses outros mercados, há crescimento “zero” ou negativo para o vinho importado. A Polónia com um consumo de apenas 4 litros per capita/ano, contra os 39 litros na Suíça, os 33 litros na Dinamarca ou 29 litros na Alemanha, o que deixa muita margem para crescimento.


A Polônia traz muitas oportunidades para as marcas globais de vinho. Este é um dos poucos mercados na Europa onde os produtos franceses, italianos ou da vizinha Espanha não dominam. Em vez disso, os EUA e o Chile são os principais países de origem a fornecer os consumidores de vinho polacos, tipicamente mais jovens e mais ansiosos para descobrir mais sobre vinho do que em outros lugares, e com a economia em rápida expansão, o mesmo acontece com o poder de compra.


Esses fatos levam este país a ser um intenso mercado de oportunidades, à medida que o mercado se desenvolve e os consumidores começam a procurar marcas essenciais e reconhecíveis.


Fonte: Wine Intelligence


Por Manuel Moreira 13 fev., 2024
O vinho é dos poucos produtos possuidores de considerável diversidade. Seja de cores, de estilos, de conceitos, de temperamentos, doces, secos, leves, encorpados, que envelhecem ou para beber logo que estejam prontos. Por isso uma "ditadura" do gosto é desnecessária.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Apelo à redução de mais de 12 000 hectares de vinha na Califórnia vem do presidente da Allied Grape Growers, Jeff Bitter, que menciona especificamente o excesso de terra cultivada com vinha em Central Valley, Lodi, Mendocino e até Sonoma.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Em 2023, as exportações de vinho australiano enfrentaram uma significativa diminuição, caindo abaixo das médias de longo prazo, principalmente devido à desaceleração na Europa e na América do Norte, refletindo a desaceleração global na procura por vinho e com vendas tépidas.
Share by: