Blog Layout

Exportações de vinho a crescer em 2020

Manuel Moreira • nov. 02, 2020

De janeiro a agosto, o crescimento é de 2,3% em valor e 3,4% em volume, em relação a 2019

As exportações dos vinhos portugueses estão a crescer. Refere comunicado do Ministério da Agricultura, que só no mês de agosto de 2020, e de acordo com os dados estatísticos do INE, verificou-se um aumento das exportações em valor de 8,3% e 8,2% em volume. 

Igualmente no acumulado do ano, o crescimento é de 2,3% em valor (janeiro a agosto) e 3,4% em volume, em relação ao período homólogo em 2019. 

Quanto aos principais mercados, em agosto, assistiu-se a uma recuperação nas vendas para França e Brasil. Se para França cresceu +22,4% em valor e +16,8% em volume, já no Brasil o aumento situou-se em +67,2% em valor e +41,2% em volume. 

Ao comparar a variação desde o início do ano, de janeiro a agosto, com o período homólogo de 2019, ressalta o crescimento das vendas para os EUA (+9,7% em valor e +16,9% em volume), Reino Unido (+11,2% em valor e +21,7% em volume) e Brasil (+14,3%) em valor e +16% em volume), com variações em volume superiores a dois dígitos.

Apesar da recuperação em agosto, o mercado francês (-5,1% em valor e -5,3% em volume) e o alemão (-0,3% em valor e -17,6% em volume) continuam a apresentar quebras, comparativamente com primeiros oito meses do ano de 2019. 

De realçar também a oportunidade encontrada pelos operadores portugueses junto dos mercados nórdicos (Suécia, Noruega e Finlândia), onde se registam taxas de crescimento superiores a 40% nos meses de janeiro a agosto deste ano, tanto em valor como em volume.

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, sublinha que “estes números demonstram o retomar do crescimento dos últimos anos, apesar da quebra de vendas e encomendas no início do período de confinamento, e são consequência do trabalho de adaptação dos operadores à nova realidade e do apoio efetivo e eficiente das políticas públicas para o setor”.


Por Manuel Moreira 13 fev., 2024
O vinho é dos poucos produtos possuidores de considerável diversidade. Seja de cores, de estilos, de conceitos, de temperamentos, doces, secos, leves, encorpados, que envelhecem ou para beber logo que estejam prontos. Por isso uma "ditadura" do gosto é desnecessária.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Apelo à redução de mais de 12 000 hectares de vinha na Califórnia vem do presidente da Allied Grape Growers, Jeff Bitter, que menciona especificamente o excesso de terra cultivada com vinha em Central Valley, Lodi, Mendocino e até Sonoma.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Em 2023, as exportações de vinho australiano enfrentaram uma significativa diminuição, caindo abaixo das médias de longo prazo, principalmente devido à desaceleração na Europa e na América do Norte, refletindo a desaceleração global na procura por vinho e com vendas tépidas.
Share by: