Blog Layout

Global Wine Consumer Trends na era Covid-19

Manuel Moreira • out. 03, 2020
Aumento da frequência do consumo de vinho, com o consumo em casa mais do que compensar a perda nas ocasiões de consumo on-premise (locais de consumo, restaurantes)
Consumidores mais envolvidos estimulam o crescimento do consumo de vinho, liderados pelo apreciador feminino, Gen X e os de enraizada relação com vinho. 

Ocasiões de consumo sem alimentos, sem acompanhar comida, impulsionam o crescimento de consumo de vinho originam oportunidade para o vinho migrar para ocasiões em que outras bebidas dominavam no passado. 

Recuperação lenta no gasto médio por garrafa de vinho no off-premise (retalho) mas permanece abaixo dos níveis pré-pandemia na maioria dos mercados. 

O e-commerce para o vinho atinge maioridade e está rapidamente a tornar-se uma nova e habitual forma de comprar vinho

Mudança para o vinho visto como uma escolha segura e "localismo", saindo vencedoras as marcas locais e as marcas mainstream 

Os consumidores são cada vez mais cautelosos nos seus estilos de vida, com o confiante segmento hedonista a diminuir à medida que o ano de 2020 avança, e uma proporção crescente de 'Halters' e 'Redutores'. https://www.thedrinksbusiness.com/2020/05/covid-creates-halters-hedonists-what-are-you/5/

Consumidores cada vez mais distantes do on-premise (locais de consumo, restaurantes), alterando os padrões de socialização

Mercado de consumo de vinho dos EUA volta a crescer à medida que a frequência de consumo de vinho cresceu fortemente nos EUA, impulsionada pelos Millennials



Por Manuel Moreira 13 fev., 2024
O vinho é dos poucos produtos possuidores de considerável diversidade. Seja de cores, de estilos, de conceitos, de temperamentos, doces, secos, leves, encorpados, que envelhecem ou para beber logo que estejam prontos. Por isso uma "ditadura" do gosto é desnecessária.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Apelo à redução de mais de 12 000 hectares de vinha na Califórnia vem do presidente da Allied Grape Growers, Jeff Bitter, que menciona especificamente o excesso de terra cultivada com vinha em Central Valley, Lodi, Mendocino e até Sonoma.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Em 2023, as exportações de vinho australiano enfrentaram uma significativa diminuição, caindo abaixo das médias de longo prazo, principalmente devido à desaceleração na Europa e na América do Norte, refletindo a desaceleração global na procura por vinho e com vendas tépidas.
Share by: