Blog Layout

Vinho cheira mal, o ouro resolve

Manuel Moreira • mai. 29, 2023

Uma coisa que destrói definitivamente um vinho é um aroma desagradável. No entanto, esses vinhos malcheirosos poderão ser salvos em breve, com uma pequena ajuda das nanopartículas de ouro.

Os vinhos obtêm o seu aroma da presença dos chamados compostos sulfurados voláteis (CSV).


Alguns deles produzem um aroma desejado, mas outros cheiram mais a ovos podres, borracha e outras coisas que não se quer beber. E embora o sulfato de cobre seja frequentemente adicionado aos vinhos para neutralizar estes CSVs problemáticos, pode afetar negativamente o sabor dos vinhos.

 

Na busca de uma alternativa mais eficaz, os cientistas da Universidade Flinders, na Austrália, desenvolveram um processo que começa com a aplicação de um fino revestimento de polímero de plasma na superfície de um substrato neutro.


As nanopartículas de ouro são depois imobilizadas nesse revestimento - o ouro é utilizado porque é sabido que se liga a certas moléculas de enxofre.

Em testes laboratoriais, lâminas de microscópio que tinham recebido o tratamento de superfície foram colocadas em amostras de 40 mililitros de vinhos brancos e tintos que tinham níveis naturalmente elevados de CSVs indesejáveis.

 

Quando as lâminas foram retiradas 24 horas depois, verificou-se que as nanopartículas neutralizaram até 45% do sulfureto de hidrogénio livre nos vinhos, juntamente com outros VSC indesejados, como o metanotiol. E, o que é mais importante, as partículas superaram o sulfato de cobre que foi utilizado em amostras correspondentes.

 

Embora seja necessário efetuar mais investigação, espera-se que um dia o tratamento possa ser aplicado a superfícies utilizadas na indústria vinícola, tais como as dos dispositivos de filtração, decantadores e materiais de embalagem.

 

Artigo original aqui

Por Manuel Moreira 13 fev., 2024
O vinho é dos poucos produtos possuidores de considerável diversidade. Seja de cores, de estilos, de conceitos, de temperamentos, doces, secos, leves, encorpados, que envelhecem ou para beber logo que estejam prontos. Por isso uma "ditadura" do gosto é desnecessária.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Apelo à redução de mais de 12 000 hectares de vinha na Califórnia vem do presidente da Allied Grape Growers, Jeff Bitter, que menciona especificamente o excesso de terra cultivada com vinha em Central Valley, Lodi, Mendocino e até Sonoma.
Por Manuel Moreira 07 fev., 2024
Em 2023, as exportações de vinho australiano enfrentaram uma significativa diminuição, caindo abaixo das médias de longo prazo, principalmente devido à desaceleração na Europa e na América do Norte, refletindo a desaceleração global na procura por vinho e com vendas tépidas.
Share by: